2016_setembro seminário_edited.jpg
Aikido
 

O Aikido é uma arte marcial originária do Japão, criada pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), que concentrou nela toda a essência do conjunto de artes marciais japonesas (Budô).

Buscando coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais, o Aikido propicia ao seu praticante, através do treinamento persistente, o domínio das técnicas de concentração e relaxamento, possibilitando: o combate ao stress, a defesa pessoal, a manutenção da saúde e a longevidade.

 

Seu Fundador afirmava: O importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo, é mais do que isso, derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família. É compreender as leis do universo, tornar-nos unos com ele. Esse entendimento se dará pelo treinamento persistente.

Os movimentos do Aikido, sem exceção, seguem as leis da natureza. São cheios de vigor e energia, aplicando sempre o princípio da não-resistência, da abstenção da força bruta. Conseqüentemente pessoas de ambos os sexos e de todas as idades podem praticá-lo, sentindo-se atraídas com a real possibilidade de treinar a mente e o corpo, forjando inclusive um caráter equilibrado, temperando-se para todos os momentos da vida.

Morihei Ueshiba

Morihei Ueshiba (1883-1969) foi um mestre de artes marciais do Japão, fundador do Aikido (arte da paz). Foi considerado um dos melhores mestres da história das artes marciais.

Morihei Ueshiba nasceu em Tanabe, Wakayama, Japão, no dia 14 de dezembro de 1883. Filho de um próspero fazendeiro e integrante do conselho municipal desde pequeno praticava exercícios físicos.

 
Interview with Aikido Shihan Masatake Fujita - Aikido Sangenkai Blog.jpeg

“Aiki não é uma arte de combate contra um inimigo,

sendo tampouco uma técnica de destruição do adversário,

mas sim o caminho da harmonização do mundo que

faz de toda a humanidade como pertencente

a uma mesma família.”

Lemas
do Aikido:
  1. Manter a disciplina

  2. Não se enervar

  3. Não se entristecer

  4. Não possuir sentimento hostil

  5. Ser compreensivo

  6. Ser tranquilo

  7. Ser pacífico

  8. Manter a ética

  9. Fazer amizade com todos

  10. Respeitar a Deus e as pessoas

  11. Ser humilde

  12. Ser justo e honesto

  13. Conscientizar-se de que o aikido é um dos caminhos que levam a Deus

  14. Conscientizar-se de que a prática do aikido tem por princípio o autoconhecimento