Sobre

O Instituto Takemussu foi criado em 1987 e está filiado à Confederação Brasileira De Aikido -Brazil Aikikai.

 

Ele funciona como um centro oficial localizado em São Paulo- SP - Brasil, que propõe a divulgação do Aikidô Tradicional (Takemussu Aiki),  criado por Morihei Ueshiba, no Japão, e reconhecido oficialmente pela Fundação Aikikai, o Hombu dojo no Japão. 

O Instituto Takemussu é presidido e orientado pelo prof. Wagner Bull. Ele tem por responsável técnico este mestre que é  7º Dan e que possui mais de 50 anos de prática e ensino desta arte. Figura muito conhecida no meio marcial brasileiro e no exterior, tendo formado centenas de professores que se espalham pelo Brasil.

Objetivos

• Difundir o Aikidô de forma correta no Brasil, formando professores competentes, sem ser uma federação organizativa, mas um centro para a difusão da arte do Aikido divulgado pelo Aikikai, onde se pesquisa, pratica e ensina também, o "Takemussu Aiki"  que foi o último estágio atingido pelo Fundador Morihei Ueshiba.

• Dar apoio técnico a todas as pessoas no país que queiram desenvolver a arte filiados à Federação Internacional e ao Aikikai do Japão, através da Confederação Brasileira de Aikido -Brazil Aikikai.

• Dar apoio técnico às organizações e praticantes  nacionais que tenham objetivos similares.

• Procurar manter o espírito do Fundador em seus treinamentos e aulas de maneira a preservar os ensinamentos de Morihei Ueshiba.

• Divulgar a idéia de que o Aikidô, além de um excelente exercício para a saúde do corpo, da mente e do estado emocional, é uma poderosa arte marcial, eficiente como defesa pessoal e também um caminho que aproxima os homens das Leis que regem o Universo.

 
Certificado
Hombu Dojo
Captura de Tela 2021-11-30 às 16.14.24.png

O Instituto Takemussu está reconhecido oficialmente pelo Hombu Dojo do Japão tendo o professor Wagner Bull como responsável técnico e Presidente da entidade.

 

Esta organização pode realizar exames de graduação para seus membros e solicitar promoção

do Aikikai do Japão, até faixa

preta 7º Dan.

 
Shihan Wagner Bull - 7º Dan do Aikikai
Shihan Wagner Bull
press to zoom
Shihan Wagner Bull
press to zoom
Shihan Wagner Bull
press to zoom
Shihan Wagner Bull
press to zoom
1/1
 

Fundador do Instituto Takemussu e Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Aikido/Brazil Aikikai, o professor Wagner Bull nasceu em Londrina, Paraná, onde desde sua infância teve contato com os imigrantes japoneses e sua cultura. Praticou Judô, Karatê, Boxe e iniciou no Aikido em 1968, quando fazia seus estudos universitários em Curitiba, sob a direção do Professor Jorge Van Zuit, que havia sido aluno do professor Noritaka. Em 1970, devido a doença que afetou seu professor Jorge, assumiu a direção do Dojo.

Em 1971 mudou-se para São Paulo para realizar seu curso de pós-graduação em engenharia civil, treinou durante cinco anos com o professor Keisen Ono e Reichin Kawai, um dos introdutores da arte no País. Em 1985 conheceu o reverendo Massanao Ueno, um bispo shintoista e alto grau em Takemussu Aikido, que procura praticar o Aikido junto com o esoterismo Shinto, adquirindo o grau de Nidan, neste estilo, bem como 3º Dan do Aikikai.

Com Massanao Ueno nasceu o entendimento da profundidade do Aikido, como caminho de iluminação espiritual, em Wagner Bull. Com a volta de Ueno Sensei para o Japão, fundou o Instituto Takemussu, e conseguiu o reconhecimento da entidade como representante do Aikido Tradicional no País. Estabeleceu contato junto ao Hombu Dojo no Japão, através do professor Yoshimitsu Yamada, de quem vem recebendo informações técnicas superiores desde então. Atualmente, é faixa preta, 7º Dan e Shihan da Confederação Brasileira de Aikido. O Sensei Wagner Bull, tem dois filhos, Alexandre e Edgar, ambos praticantes de Aikido.

Foi a primeira pessoa nascida na América do Sul a conseguir este titulo em toda a história do Aikido. Escreveu os livros Aikido o Caminho da Sabedoria e Aikido Manual Técnico. É conhecido nacionalmente, no meio marcial, como um dos maiores divulgadores da arte no Brasil no momento, com inúmeros livros traduzidos sob a sua supervisão.

Atualmente ensina Aikido no Dojo Central do Instituto Takemussu e atua como diretor técnico da Confederação Brasileira de Aikido - BRAZIL AIKIKAI, a maior entidade de Aikido do País, com Dojos espalhados por todo o Brasil. Foi o representante brasileiro na constituição e fundação da FLA (Federação Latino Americana) em Caracas, entidade criada por Yoshimitsu Yamada Sensei, que integra a maioria dos países latino-americanos. Wagner Bull Sensei é conhecido por buscar um Aikido eficiente em termos de defesa pessoal, é um professor exigente, porém impregnado de filosofia, que adquiriu nas mais de cinco décadas em que estuda, ensina e pratica a arte. Membro do AIC - Aikido International Club.

Foi altamente influenciado por Massanao Ueno Sensei, no aspecto filosófico, por Reichin Kawai, no formalismo oriental que exige em sua escola. Em 1999 foi graduado a 6º Dan pelo Shihan aluno direto do fundador Yoshimitsu Yamada. Em janeiro de 2002 esta graduação foi também reconhecida pelo neto do Fundador do Aikido Moriteru Ueshiba, Doshu (líder), da FUNDAÇÃO AIKIKAI em Tokyo, o Hombu Dojo. Até então nenhum outro praticante de Aikido nascido na América do Sul havia recebido esta alta graduação.

Em janeiro de 2009 o Hombu Dojo se reuniu e concedeu o título máximo de SHIHAN (mestre) ao Sensei Wagner Bull. Fato inédito em se tratando de não nascidos no Japão.