Bem-estar, força e suavidade.

 

Gabriela é chefe de cozinha e praticante de aikido.

Pode parecer paradoxal definir uma luta marcial como "arte da paz". Mas em se tratando do aikido essa associação faz todo o sentido. A técnica tem outras características singulares: trata-se de uma arte marcial oriental que não é milenar - surgiu no Japão nos anos 50 - e que, apesar de ser uma luta, não envolve competição, nem violência: por trás de cada gesto, a ideia é superar limites, resolver conflitos e enfrentar os próprios medos.

Captura de Tela 2021-12-27 às 11.12_edited.jpg

Fonte: Jornal do Hombu Dojo

A seguinte entrevista com O Sensei e seu filho, Kishomaru, foi publicada em Aikido (Jornal do Hombu Dojo), por Kishomaru Ueshiba, Tokyo, Kowado, 1957, pp. 198-219.

 

Traduzida do japonês por Stanley Pranin e Katsuaki Terasawa e conduzida por dois jornalistas anônimos. É de uma riqueza de lances valiosos da vida de O Sensei, da história e do desenvolvimento do Aikido.

Captura de Tela 2021-11-30 às 09.52.08.png

O objetivo do Aikido é a unidade do homem com a natureza. Seu nome traduzido significa o caminho da harmonia Universal. Não existe dualidade e tão pouco oposição, ou luta somente uma ação moniosa da mente e do espírito em concordância com o espírito do Universo.

 

Cada uma das técnicas do Aikido é uma expressão física desta harmonia e refletem as leis da criação. O objetivo do Aikido é de ensinar o principio da Unidade do Yin e do Yang de toda a criação e de conduzir o mínio do praticante sobre se mesmo e realizar esta unidade com a natureza. 

Captura de Tela 2021-12-27 às 11.59.39.png

Autor: Sensei Wagner Bull 6º Dan

Autor: Paulo Cirto 4º Dan

Estamos às vésperas do exame de Faixa Preta – Shodan - do Juliano, exame este considerado um marco na vida de qualquer praticante de artes marciais, visto que a partir desse instante o aluno começa a enxergar com mais clareza o caminho que trilhará. E pensei em escrever algumas linhas justamente antes do exame, para dizer a todos que pensam em praticar o Aikido, o quanto é necessário o comprometimento para se chegar nesse momento, quantas gotas de suor, quantas horas de dedicação e sacrifícios, leituras e seminários.

Captura de Tela 2021-12-27 às 11.52_edited.jpg

Autor: Seichiro Endo 8º Dan

A expansão do Aikido foi notável. Em um curto espaço de meio um século, chegou a ser praticado em mais de 80 países. Nos países em que Aikido chegou mais cedo, há praticantes que atingiram 7º dan, e a cada ano cada vez mais pessoas atingem o 5º e 6º dan.

 

Aqueles que começaram a praticar o Aikido quando eram jovens estão agora com 40 e 50 anos.Quando Aikido começou a espalhar, todo instrutor de dojo era jovem e sem experiência. Nesse tempo quando a pessoa que tivesse o nível de experiência de shodan ou 2-dan já podia ser responsável por um clube de Aikido ou dojo.

Captura de Tela 2021-12-27 às 11.49_edited.jpg

Autor: Carlos Cirto 4º Dan

Qual a melhor idade para a criança iniciar o treinamento de Aikido? Essa é uma pergunta que constantemente ouvimos. Dentro de um Dojo de Aikido, muitas vezes essa pergunta é feita por pais que praticam a arte e, por conhecerem a filosofia e a proposta do Aikido, desejam que seus filhos também o pratiquem.

 

Segundo os professores de Educação Física, atividades esportivas devem ser praticadas desde cedo. O contato com outras crianças, de faixas etárias equivalentes e a presença de regras, faz com que se forme um adulto independente, seguro e bem adaptado à sociedade

Autor: Paulo Cirto 4º Dan

Durante os treinos no Seigan Dojo, e ao longo de vinte anos dedicados à prática do Aikido percebi a grande dificuldade de coordenar mente e corpo, principalmente evidenciada pela tentativa de realização correta das técnicas, que por sua vez geram ansiedade e uma equivocada percepção de que para treinar Aikido é necessário possuir algum “dom” especial, o que não é verdade, como o Fundador do Aikido sempre afirmava, o Aikido foi criado para todos, ou seja, qualquer pessoa pode aprender e se beneficiar da prática do Aikido, desde que praticando com honestidade e sob a orientação segura de um bom professor.

Captura de Tela 2021-12-27 às 11.35.51.png

Autor: Hiroshi Ikeda 7º Dan

Ouvi falar de gente dizendo que se as dobras do hakama fossem invertidas, isso fugiria da tradição e não deveria ser usado. Eu não concordo. Não acho que o hakama que se veste influencie seu Aikido ou budo de forma alguma.

Hoje em dia, se você fosse convidado à Casa Branca para conhecer o presidente dos Estados Unidos, você poderia ir vestindo uma calça jeans, uma camiseta básica e chinelos. Provavelmente, você não se vestiria assim, mas poderia. 

Captura de Tela 2021-12-27 às 11.26.17.png
Seigan Dojo